O Fim da Inocência, de Francisco Salgueiro, conta o relato verídico de uma jovem Portuguesa e espelha a vida dos novos adolescentes de hoje. Na minha opinião este livro revelou-se um pouco chocante. Não pelo facto de ter conteúdo sexual e drogas, mas sim porque ao ler a história da Inês percebi que para além de conhecer muitos dos sítios que ela frequentava, a realidade dela era muito próxima da minha e de tantas pessoas que eu conhecia. Assustou-me um pouco pensar que a vida dos adolescentes em Portugal pode-se ser assim! É uma realidade de droga, álcool e sexo vivida por um grupo de amigos desde os 12 anos. Este livro relata de forma crua e dura, em primeira pessoa, tudo o que se passa na sociedade de hoje entre os jovens. Abre-nos os olhos para muitos perigos e é especialmente um alerta para os pais que pensam que conhecem a vida dos filhos.
A vida de Inês é quase um cliché da sociedade de hoje: filha da classe média alta, de Cascais, morava com a mãe, a irmã e o padrasto e frequentava um dos melhores colégios dos arredores de Lisboa. Típica adolescente que tem boas notas, é bonita, sociável e boa menina aos olhos do mundo. Por detrás das aparências, Inês e os seus amigos eram regulares consumidores de drogas e participavam em perigosos jogos sexuais.
Está no meu top de livros preferidos e aconselho vivamente a toda a gente. Por favor ao lerem mantenham em mente que esta é uma história verídica e não inventada. Acho que nos dias de hoje todos nos devíamos informar um pouco mais sobre o que se passa na vida dos jovens, pois eles são o nosso futuro.
Adriana Claro

Sem comentários:
Enviar um comentário